Nosso mundo doente de desamparo e abandono, sofre com uma outra infecção bem cruel: a falta de grandes espaços abertos ao diálogo e ao trabalho compartilhado. Onde encontrar um espaço de reunião no qual o encontro e a troca sejam ainda possíveis? Não poderíamos começar a buscá-lo no senso comum? Este bom senso cada vez mais precioso e raro?
Os “desaparecidos da democracia”
Os cinco países que mais fabricam e vendem armas são os que gozam do direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Não contradiz o senso comum que os defensores da paz mundial sejam os que fazem o negócio da guerra? Na hora da verdade são esses cinco países que mandam. Também são cinco os países que mandam no Fundo Monetário Internacional. Oito tomam as decisões no Banco Mundial. Na Organização Mundial do Comércio está previsto o direito de voto porém nunca é usado. A luta pela democracia no mundo não deveria se iniciar pela democratização dos organismos que se chamam internacionais? O que opina o senso comum? Não está previsto que opine. O senso comum não tem voto nem tem voz.
Muitas das mais ferozes extorsões e dos crimes mais atrozes de que o mundo padece são levadas à prática através desses organismos que dizem ser internacionais. Suas vítimas são os “desaparecidos”: não os que se perderam na névoa de horror das ditaduras militares, e sim “os desaparecidos da democracia”. Nos últimos anos, no Uruguai, meu país e na América Latina e em outras regiões do mundo tem desaparecido os empregos, os salários, as aposentadorias, as fábricas, as terras, os rios e até nossos filhos que retrocedem ao caminho de seus avós, obrigados a emigrar em busca do que desapareceu.
O senso comum obriga a aceitar estas dores evitáveis? Aceitá-los, cruzar os braços, como se fossem as inevitáveis obras do tempo ou da morte?
Eduardo Galeano.É só um trecho da matéria...
Acho que não preciso dizer mais nada.
Abraços,
Beto.
1 comentários:
Gostei muito desse post...Mtas pessoas acham quepor serem orgaos internacionais, teoricamente fazem o que é melhor para os paises sem se deixar influenciar pelos mais poderesos mas é justamente o contrario. Infelizmente esses orgaos só reproduzem as vontades dos poderesos.
No manifesto comunista o marx poem bem essa questao da democracia, da liberdade. Na verdade nao temos liberdade e nem vivemos em uma democracia. Devemos pesquisar, ler, se informar para nao sermos presas faceis.
Postar um comentário